Panelas Tagine

tagine cookware

Os utensílios de cozinha Tagine são um recipiente de cozinha tradicional e versátil originário do Norte de África, especificamente de Marrocos. O nome "tagine" refere-se tanto à panela em forma de cone quanto aos pratos cozinhados dentro dela. O formato exclusivo da panela tagine permite um cozimento lento, o que ajuda a infundir sabores e manter os alimentos úmidos.

food cooked in a tagine

O modelo mais tradicional de panela tagine é feito de barro e possui tampa cônica que fica em cima da base. A tampa ajuda a reter o vapor e a circular o calor, o que cozinha os alimentos de forma lenta e uniforme. As panelas tagine modernas também estão disponíveis em uma variedade de materiais, como ferro fundido, cerâmica e ferro fundido esmaltado. Esses materiais oferecem uma alternativa à argila tradicional e oferecem melhor distribuição de calor, durabilidade e facilidade de limpeza.

cast iron tagine

Um dos pratos mais populares cozidos em tagine é o tradicional tagine marroquino, um ensopado cozido lentamente feito com carne, vegetais e temperos. Outros pratos que podem ser cozinhados no tagine incluem carnes refogadas, ensopados, sopas e até sobremesas. O processo de cozimento lento do tagine também o torna ideal para cozinhar cortes duros de carne, como pernil de cordeiro ou peito de boi, pois ajuda a quebrar as fibras e torná-las macias.

cooking food in a tagine

Em comparação com outros utensílios de cozinha, o tagine tem alguns prós e contras. Do lado positivo, o formato único do tagine e o método de cozimento lento permitem a infusão de sabores e adição de umidade aos pratos. É também um recipiente versátil para cozinhar que pode ser usado no fogão ou no forno.

food served in a tagine

No entanto, as panelas tradicionais de argila tagine são frágeis e podem rachar ou lascar facilmente. Além disso, não é adequado para cozinhar em fogo alto e só deve ser usado em fogo baixo a médio. As panelas tagine modernas feitas de ferro fundido, cerâmica e ferro fundido esmaltado são mais duráveis, mas também mais pesadas do que o tagine tradicional de argila.

cooking with tagine

Concluindo, as panelas Tagine são um recipiente de cozinha tradicional e versátil que tem suas raízes no Norte da África. Seu formato único e método de cozimento lento permitem a infusão de sabores e adição de umidade aos pratos. As panelas tagine modernas feitas de ferro fundido, cerâmica e ferro fundido esmaltado são mais duráveis, mas também mais pesadas do que o tagine tradicional de argila. Esta panela tem suas vantagens e desvantagens, mas é um ótimo complemento para qualquer cozinha para quem deseja experimentar a cozinha tradicional do Norte de África.


laissez un commentaire

Attention, les commentaires doivent être approuvés avant d'être publiés

Ce site est protégé par reCAPTCHA, et la Politique de confidentialité et les Conditions d'utilisation de Google s'appliquent.